segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Música Israelense #1

Finalmente um post sobre cultura israelense saindo. :) Só para deixar claro não é um post técnico sobre música, é um post baseado na minha observação e naquilo que eu já li sobre o assunto. Se você é especialista em música do Oriente Médio, sinta-se à vontade para compartilhar seus conhecimentos técnicos conosco.

A música israelense é muito rica, muito diversificada e sobretudo muito influenciada por outros povos, então é completamente impossível falar de música num post único.

Por essa razão, nesse primeiro post vou tentar dar apenas uma visão genérica da música contemporânea de Israel.

A música israelense é marcantemente influenciada pela música marroquina, o que não quer dizer que seja igual, apenas influenciada, assim como também pela música judaica, Iemenita, e claro pelos ritmos mundiais rock, jazz, pop etc.


E, embora Israel seja um país super pequeno, também é possível perceber influências regionais no cenário musical israelense.

De todo modo, engana-se fortemente quem imagina que a música padrão que toca nas rádios israelenses seja música religiosa, não é. A música moderna de maior influência e difusão hoje em Israel é o pop-mizrahi.

Por definição, música mizrahi é a música feita no Oriente Médio, com as influências próprias daqui (eu explico música mirahi no próximo post sobre o assunto)

Portanto, pop-mizrahi, nada mais seria do que a música do Médio-Oriente mesclada com o ritmo pop.

E a partir dessa explicação nada mais serve, se não exemplos, não é?
Então, vou deixar alguns vídeos de alguns cantores que se destacam tocando esse tipo música:

Avihu Shabat - Filho de um dos mais famosos cantores israelenses que se destaca cantando música Mizrahi de essência, num estilo mais romântico.


בשבילך- Para você

עדיין שלך- Ainda seu

Eyal Golan - Talvez fosse o mais famoso e proeminente nome da música pop-mizrahi israense, até o final de 2013, quando ele se envolveu com uma garota menor de idade e festas regadas a drogas e prostituição organizada pelo próprio pai, o que queimou bastante a carreira dele. Particularmente, eu nunca gostei da música dele.

 
Quando você está com ele - כשאת איתו 

 Todos os sonhos -כל החלומות 

Sarit Hadad - Talvez uma das vozes femininas mais bonitas desse estilo.

 מאחלת לך - Eu desejo Você


Acho que deu para ter uma noção do estilo. Nos próximos posts eu mostro mais detalhadamente os outros ritmos. 

31 comentários:

  1. Seu Blog sempre trazendo instrução e informação.

    ResponderExcluir
  2. Shalom Yaheli,

    Nem sei como vim parar aqui mas simplesmente amei seu blog...ainda estou aqui lendo seus posts mais recentes e me identifiquei muito.
    Não sei ficar muito tempo em um sítio, tenho essa necessidade de mudar o tempo todo. Apesar de ter nascido no Brasil nunca me identifiquei com o país e até me sentia culpada por isso, principalmente por dizerem que país melhor não há. Mas sempre acredito que cada sítio tem seu encanto,o seu melhor...
    Fico feliz em que mostre no seu blog Israel do jeito que ele é. Não sei que houve mas desde quando voltei para o Brasil há uma onda de ódio por todos os lados, até já me chamaram de terrorista,eu que mal sei matar uma barata sem sair correndo dela...
    Agora sou ba'alat teshuvah e vou fazer o aliah esse ano, o maior desafio da minha vida, parar em algum lugar...enquanto não me mudo de vez vou me atualizar no seu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Lu.

      Te desejo sorte com o Aliah e se tiver dúvidas que eu possa responder, só deixar sua pergunta por aí.

      Bjs. :)

      Excluir
  3. Oi, Yaheli!

    Sempre ouvia músicas desse Eyal Golan nas rádios, mas nunca curti.

    Do meio musical israelense que eu conheço e gosto: Ivri Lider, Harel Skaat, Dudu Tassa, Subliminal (pois é, rsrs), Maor Daniel, Natan Goshen, algumas músicas do Mashina, Tenho ouvido umas músicas de Liran Danino, Moshe Peretz, Moshe Ben Ari, Hadag Nahash, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco,
      Marco Marchi, né?
      Vi suas fotos aqui em Israel, Gostei!!! Eu ri com a maior parte dos seus comentários. rsrs.

      Farei outros posts sobre música.

      Abração.


      Excluir
    2. Eu msm!!
      Eu sou meio bobo rsrs

      Excluir
  4. Só não conhecia Avihu Shabat. Não sei porque mas a primeira vez que escutei uma música israelense (moderna) q foi da Sarit,gostei e tive curiosidade,então busquei mais algumas, não conheço muito, então fica a dica de postar mais sobre o assunto ^^
    Sempre gostei de músicas orientais/arábes. Parabéns pelo post :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa,

      Postarei, com certeza!
      Abração

      Excluir
  5. Muito bom o Poste Yaheli,
    gosto muito da Sarit Hadad, o toque do meu celular é a musica Shma Israel, de tanto que gosto dela... rsrsrsrs
    Adorei o postei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Yaheli, legal este post sobre músicas Israelenses que , particularmente eu amo e me identifico muito com os ritmos orientais e, para mim, a Sarit Hadad é das melhores vozes femininas de Israel mas na verdade amo mesmo as religiosas que tocam fundo no meu coração. Que saudade dos teus posts e de conversar contigo e o Dan mas este final de ano foi bem trabalhoso pra mim e não tive tempo nem pra me coçar. Bom encontrar voces novamente. Beijão e que 2014 seja muito abençoado prá voces, incluindo o Oxsford.Carmen.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Yaheli.

    Por favor, desculpe a minha mensagem não ter a ver com a tema tratado, mas gostaria de tirar uma dúvida.

    Sei que na declaração de independência de Israel, em 1948, Israel usou como base do seu direito à terra, a história de seus antepassados, obviamente relatados na Torá. A minha dúvida é: Hoje o país usa a Torá como documento histórico? Ou seja, nas aulas de história do sistema de educação do país, os relatos bíblicos são ensinados, tipo Abraão, isaac, Jacó, ou mesmo Davi? Ou a história que é ensinada é só de 1947/48 pra cá? Sei que no sistema de educação religioso a Torá é ensinada dentro de uma abordagem histórica, mas e no secular como é encarada a história dos antepassados, é ensinada, ou não se aborda o tema?

    Me desculpe mais uma vez por trazer o assunto fora do tema.

    Abraço,

    Alessandro
    SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandro,

      Sim, se estuda a Torá como história num primeiro momento, mais ou menos no que corresponde ao nosso ensino fundamental (que aqui corresponderia mais ou menos da 1ª a 6º séries - A divisão aqui é um pouco diferente daí).

      Depois dessa idade é que as crianças começam a estudar história mundial e história moderna de Israel.

      Excluir
  8. Amo musica israelense , manor shabat, sarit, ofra ( pra mim uma das melhores ) os salmos cantados acho divinos , é sim o que escuto quando vou trabalhar todo dia. O ritmo do oriente medio esta no meu sangue.. muda o meu dia completamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber disso. Com certeza farei outros posts sobre música. E farei um só sobre a Ofra.

      Bjs.

      Excluir
  9. Oi! tudo bem? Gostaria de te pedir uma favor. Ano passado estive em Jerusalém e comprei um colar que tem a bandeira do Israel e algo escrito em árabe. Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu lhe enviar a foto do colar por e-mail pra vc traduzir pra mim =). Desde já, obrigada!!! Bjs, Clarisse Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarisse,
      Tem certeza que é árabe e não hebraico?

      Se for hebraico eu traduzo, se for árabe mesmo eu tenho apenas uma noção do idioma (eu comecei estudar e parei), não tem como traduzir nada.

      Bjs.

      Excluir
    2. Oii!!! Me equivoquei, é em hebraico... comprei naquela rua que tem um monte de lojas, esqueci o nome! Mas eu fui de Metrô... fica antes do mercado árabe! Pra qual e-mail eu posso mandar??? obrigada!!! =)

      Excluir
    3. Pode mandar para o e-mail aqui do blog:

      vivendoemisrael@gmail.com

      Bjs.

      Excluir
  10. Já enviei!!! Obrigada!!! clarisse

    ResponderExcluir
  11. Olá, Yaheli.

    Muito obrigado por responder, vou te encher mais um pouquinho ok, rs. vc, por favor, teria como me passar um link com plano de aula do ensino de história em israel no ensino fundamental, Tentei achar em páginas de israel, me virando no hebraico e não consegui..

    Seria algo simples, como isso aqui (Ex.Brasil)

    http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/historia-do-brasil/

    Mais uma vez obrigado.

    Abraços,

    Alessandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandro,

      Plano de aula disponibilizado na internet realmente eu não consegui achar.

      Abraços


      Excluir
    2. Ok Yaheli,valeu por tentar, muito grato pela atenção.

      Abraços.

      Excluir
    3. só para informar que é o Alessandro agradecendo a tentativa...rs..esqueci de assinar..

      Excluir
  12. Tem uma banda israelense de tel-aviv que gosto muito, ela é muito influenciada pela música nas boates da europa. Pra quem quiser ver: http://www.youtube.com/watch?v=x7TvtWLnHUc

    As músicas são em inglês mas o Ivri Lider, um dos integrantes, tem músicas lindas em hebraico, inclusive em trilha sonora de alguns filmes, como The bubble (ha-buah) de 2006.

    PS: amando seu blog, pretendo fazer intercâmbio pra israel (espeficamente tel-aviv, já que não consigo viver sem a agitação da noite) :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas,

      Boa dica para quem gosta do estilo. Eu gosto da voz do Ivri Lider.

      Abração e obrigada.

      Excluir
  13. Oi, Yaheli, tudo bem?

    Faz tempo que eu queria perguntar... essa musica é bem famosa em Israel né:

    http://www.youtube.com/watch?v=DLcSxTTFq0I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco,

      Como eu já falei aqui outras vezes, eu não sou grande fã de música israelense, honestamente acho que eu nunca ouvi essa música. Até pesquisei essa música na internet, parece que é a voz de um cantor chamado Dani Bassan, mas não conheço. Ou é cantor mais das antigas ou é alguém que não tem muita expressão ou simplesmente eu não conheço pelo fato dele talvez não estar toda hora no rádio ou na tv.

      Enfim, mas não conheço.

      Abração

      Excluir
    2. Ahh ta! Eh que como ja vi ela ser mencionada em alguns lugares, fiquei curioso rsrs

      obrigado!!

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...